domingo, 8 de julho de 2012

Tommy


Talvez não seja um filme tão famoso, mas sua trilha sonora é sempre motivo de homenagens. Não culpo quem nunca ouviu falar de Tommy, mas sim aqueles que nem sequer já ouviram algum trecho de Pinball Wizard ou Acid Queen mesmo por acaso.
É uma adaptação por Ken Russell do álbum de opera (porque apresenta um enredo) rock do The Who, os famosos destruidores de palcos, mas especificamente pelo prodígio Pete Townshend. E mesmo trazendo amadores que hoje são ídolos pop no elenco, como Jack Nicholson, Tina Turner e Roger Daltrey, ou mesmo aqueles que já alcançavam um apogeu artístico tal como Eric Clapton e Sir Elton John, Tommy não é lá dos melhores filmes do mundo, assim como os de Andy Warhol que (caham), convenhamos, não é dos melhores diretores de cinema do mundo (deve ser o pior depois de Ed Wood). Mas isso não implica numa breve assistida, mesmo porque o conteúdo musical, visual e pop do filme são de valer os esforços da sua paciência e a estória é deveras interessante...
Depois da 2° Guerra, o capitão Walker é julgado como morto e retorna à casa em tempo de pegar sua esposa Nora Walker com o amante Frank Hobbs, que mata Walker após o ocorrido. O menino Tommy Walker, que presencia o escândalo, é pressionado por mãe e amante a jurar que não viu, ouviu e não falará nada sobre o assunto. Isso resulta numa criança cega, surda e muda por psicologia abalada, que se torna um craque do pinball ao crescer, trazendo fama e fortuna à família.
É um filme forte e não aconselhável a menores de 14 anos e fresquinhos, mas quem tiver algum bom estômago, assista!
Fontes: http://www.adorocinema.com/filmes/filme-847/ ; http://pt.wikipedia.org/wiki/Tommy_(filme) ; http://www.ufscar.br/~cinemais/arttommy.html

Por Beatriz


2 comentários:

  1. Eu não gostei tanto do filme, quando assisti. Talvez, hoje em dia, eu tivesse uma idéia diferente.
    Mas a trilha sonora é excelente, com clássicos e com a assinatura do The Who, que dispensa comentários. Até Elton John aparece!
    Existe uma versão da trilha com a Sinfônica de Londres e grandes cantores. Vale à pena!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Exatamente! Por isso mesmo que apenas a trilha sonora permanece atual!

      Excluir

Bibliografia